Boletim - Mulher Piauiense: política e educação



Imagem sobre Boletim - Mulher Piauiense: política e educação

O Boletim trata sobre a mulher piauiense por meio de dois grandes temas, a saber: política e educação. Na política, analisa a participação dessas mulheres nos espaços de representação política eleitoral, em particular, nas listas de candidatos(as) produzidas pelos partidos políticos das mulheres eleitas e das mulheres que compõem o Poder Executivo Estadual por intermédio das Secretarias de Governo, isso desde as eleições de 2022 e do Governo Estadual a gestão que iniciou em janeiro de 2023. Na educação, o foco é verificar o nível de escolaridade das mulheres piauienses, a sua distribuição nos níveis de ensino a partir da sua raça ou cor, bem como a sua distribuição no Ensino Superior. Por fim, faz uma correlação entre a educação, o mercado de trabalho e o ambiente doméstico, em especial, no que tange ao responsável (homem ou mulher).



Baixar o Arquivo

Recentes

Informe socioeconômico 21 - A POPULAÇÃO DO PIAUÍ CRESCEU 4,8% ENTRE 2010 E 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicizou os primeiros dados do Censo de 2022 com informações sobre a população e os domicílios no Brasil, nos estados e nas concentrações urbanas. Além da população e dos domicílios, o Censo de 2022, nas suas primeiras divulgações, apresentou a extensão territorial e a densidade demográfica, que é a razão entre a população residente e a área da unidade territorial em quilômetros quadrados.

Continue lendo


Informe socioeconômico 20 - O ESTADO DO PIAUÍ REGISTRA TAXAS DE DESOCUPAÇÃO DAS MULHERES ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL E NORDESTINA

Neste informe, o objetivo é analisar o comportamento da taxa de desocupação da mulher piauiense, em particular, será analisado mediante à comparação com os dados do Brasil, da região Nordeste e com o próprio Piauí, ano a ano. O período selecionado é de 2012 a 2022, o ano de início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua e a última pesquisa realizada, isto é, dos últimos 10 anos.

Continue lendo


Boletim social - A pessoa idosa no Piauí: uma análise a partir de indicadores socioeconômicos

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise da situação da pessoa idosa, no estado do Piauí, sobre educação, saúde, segurança e renda entre outros, a fim de subsidiar a formulação, promoção e implementação de políticas públicas pelos órgãos governamentais responsáveis, bem como apresentar à sociedade civil e movimentos sociais um estudo analítico sobre o referido tema.

Continue lendo


Aspectos da desigualdade social, pobreza e COVID-19 no Piauí

A pesquisa apresenta dados sobre desigualdade social no Piauí no período entre 2018 e 2021, incluindo o contexto da pandemia da Covid-19. Este trabalho utiliza-se da metodologia qualitativa e quantitativa, com análise documental de fontes de informações oficiais, sites, portais e bancos de dados de instituições públicas (IBGE, Ipea, Cepro, Banco Mundial) que apresentam índices e indicadores relativos ao fenômeno da desigualdade social e da pobreza no estado do Piauí, bem como tabelas e gráficos de leitura dos dados. O texto oferece um cotejo dos índices de mensuração da desigualdade social e pobreza com dados do Produto Interno Bruto, busca também ampliar o debate das categorias pobreza e desigualdade social para além do conceito matemático economicista de linha de pobreza, e introduz uma visão de análise multidimensional do conceito de pobreza, para ampliar o olhar sobre esses fenômenos no estado.

Continue lendo