Seplan lança Plano Piauí 2030 de desenvolvimento sustentável

19/12/2022 - 13:40:04

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (13), o Plano Piauí 2030, primeiro do Brasil alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A governadora Regina Sousa conduziu a solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak.

O Plano foi elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e envolve não apenas o poder público, mas todos os seguimentos da sociedade, como o setor privado, movimentos sociais e cada cidadão que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações, enfrentando os desafios para promoção de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

A chefa do Executivo estadual ressaltou que o plano mostra as metas a serem alcançadas até o ano de 2030 na intenção da diminuição dos impactos ambientais, bem como das desigualdades sociais.

“Esse plano não é do Piauí é do mundo. É um tratado que a Assembleia Geral da ONU faz para seguirmos para diminuir a desigualdade em todos os setores, tendo claro, a questão ambiental como destaque, pois o que acontece com o meio ambiente promove desigualdade social. Avaliamos a cada ano o que avançamos e o que está faltando para chegar em 2030 próximo a essas metas. Então, esse plano é para nos mostrar os rumos que temos que seguir”, afirmou Regina Sousa.

O documento é composto por quatro eixos primordiais para o desenvolvimento do Piauí até o ano de 2030, sendo eles: meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas; trabalho, emprego e renda; redução das desigualdades e infraestrutura para o desenvolvimento.

De acordo com a secretária da Seplan, Rejane Tavares, o Plano está alinhado com as políticas de governo, o que permite a definição de orçamento para que essas ações aconteçam, trazendo uma visão de futuro mais clara e objetiva, que norteará os próximos dois ciclos de Plano Plurianual (PPA), com a meta de atingir o IDH alto (0,800) em 2030.

“A inovação desse plano é dialogar diretamente com esses ODS, selecionando indicadores, além de permitir que essas propostas possam migrar para o Plano Plurianual e, posteriormente, para o orçamento do Estado. Então, ações do plano estarão dentro das ações que o Estado irá fazer, pois além de dialogar com os ODS, o plano dialoga também com o Plano de Governo do governador eleito Rafael Fonteles, que tem muito forte a questão do trabalho e geração de emprego e é um dos eixos dos ODS”, disse.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são um compromisso global para construção de uma sociedade mais justa, segura e sem pobreza, com objetivos centrais de proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas em todos os lugares do planeta. São compostos por 17 objetivos integrados e 169 metas que, até o ano de 2030, visam a implantação de uma agenda para desenvolvimento sustentável em nível global, assinada por 193 países.